Minicursos de Língua Portuguesa | Programa

O período simples e o composto: análise, identificação e aplicação: (6 encontros)

Análise, identificação e construção das estruturas sintáticas correspondentes a cada período. O período: o que é? Diferenças entre o simples e o composto. O período simples: os tipos de predicado e a construção de cada um. O período composto: a coordenação e a subordinação. O período composto: a subordinação substantiva. O período composto: a subordinação adjetiva. O período composto: a subordinação adverbial. Exercícios objetivos e discursivos.

Novo Acordo Ortográfico: (6 encontros)

Palavras compostas, hifenização, plural de palavras compostas, alterações trazidas pelo último acordo, regras vigentes, acentuação, uso de acento grave. Exercícios objetivos, discursivos e prática simplificada de revisão ortográfica.

 

Sintaxe no período simples: (8 encontros)

Oração, frase e período. Funções sintáticas e sua relação com classes gramaticais. Sequência canônica SVO, suas alterações e relação com o uso da vírgula. Termos integrantes da oração. Tipos de sujeito, tipos de predicado. Transitividade verbal, tipos de objetos e suas flutuações. Adjuntos e outros termos acessórios. Exercícios objetivos e discursivos.

Sintaxe no período composto: (8 encontros)

Níveis de análise gramatical. Hierarquia gramatical. Relação dos elementos nominais do período simples com os verbais do período composto. Coordenação, subordinação, correlação e justaposição: principais correntes teóricas e NGB. Elementos oracionais da subordinação. Orações reduzidas; questão etimológica do particípio. Exercícios objetivos e discursivos.

Para maiores informações e matrículas:

Entre em contato!